Grupo Orguel elabora solução para construção de cúpula de igreja em MG

Grupo Orguel elabora solução para construção de cúpula de igreja em MG

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

cupula-igreja-cajuru-1

Em Carmo do Cajuru, cidade do oeste mineiro, uma obra tem sido bastante aguardada pela comunidade: uma cúpula irá coroar o legado histórico e de fé da Igreja Matriz. No século XIX, a cidade acolheu vários imigrantes libaneses, que se dedicaram ao comércio e à indústria. Para manter os laços com suas origens, em meio às dificuldades que a nova cultura representava, escolheram Nossa Senhora como a sua santa protetora e atribuíram-lhe o título de Nossa Senhora do Monte Líbano.

O Grupo Orguel está presente nessa grandiosa obra fornecendo uma solução que contempla mais de 20 toneladas de Andaime Multidirecional Mecanflex, que servem de apoio para a instalação das telhas do templo. De acordo com Rodrigo Miranda, Consultor Comercial do Grupo Orguel, um dos desafios encontrados no projeto consistia no fato de que os andaimes não poderiam ficar diretamente apoiados no solo: “Não bastava apenas fornecer o equipamento, foi necessário elaborar um projeto bem minucioso, que contemplasse segurança e efetividade. Para se ter uma ideia, o andaime deveria estar apoiado sobre uma treliça, a mais de 10 m de altura, que não poderia ser travado na estrutura existente, ou seja, a cada 4 m de altura, com vãos de 2,5 m e com afastamento de 20 cm.” cupula-igreja-cajuru-2

Nessa aplicação, o Mecanflex do Grupo Orguel está atendendo a 1/3 da área da cúpula, utilizando-se de vigas metálicas (VM 130) e perfis laminados de 8’’ nas extremidades para adequação dos apoios à estrutura. O andaime prevê trabalho simultâneo em seis níveis, sendo que dois deles estão em balanço. Para garantir maior estabilidade, foi desenvolvido um contraforte fixado na estrutura do cliente.

Antes do Grupo Orguel atuar na obra, ela havia sido interrompida temporariamente. Quando foi retomada, os responsáveis por sua construção decidiram buscar no mercado uma empresa que apresentasse uma solução segura e eficiente e que além disso, tivesse grande experiência em projetos semelhantes. Assim, optaram pelo Grupo Orguel que apresentou um projeto coeso e muito bem estruturado. A previsão é que as obras sejam concluídas em 10 meses. Para Helvécio Honorato, Projetista do Grupo Orguel, “como trata-se de uma obra que envolve muitos riscos de acidentes, era indispensável que a solução contemplasse a segurança dos operários, sem comprometer com isso, a produção do serviço”.

O Grupo Orguel é há mais de 54 anos, referência em projetos desafiadores, como o da Construção da Cúpula da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Líbano. Clique e solicite um orçamento de Andaime Multidirecional Mecanflex.

cupula-igreja-cajuru-3

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.