QUAIS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA MAIS USADOS NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO?

QUAIS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA MAIS USADOS NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

epi-segurança-do-trabalho

Nos últimos anos, o Brasil acompanhou o elevado número de acidentes fatais envolvendo operários que trabalhavam em obras grandiosas de estádios país afora, por meio de uma infinidade de notícias divulgadas pela mídia. Não por acaso, o setor da Construção Civil responde pelo maior índice de acidentes de trabalho, muitos dos quais poderiam ser evitados pelo uso correto dos equipamentos de proteção individual ou coletiva, além da supervisão intensiva de um profissional de segurança devidamente habilitado.

Com o “boom” do mercado imobiliário e dos projetos relacionados à mobilidade urbana nas grandes cidades, é quase impossível andar pelas ruas e não esbarrar com alguma obra. Porém, nem sempre o cuidado com a segurança dos trabalhadores acompanha a necessidade de lucro de empreiteiras e construtoras, que são frequentemente multadas pelos fiscais do trabalho em função do uso irregular de EPIs ou EPCs, ou simplesmente pela falta deles.

No post de hoje você vai conferir alguns dos principais equipamentos de segurança que não podem faltar em qualquer canteiro de obras, principalmente nos trabalhos realizados em alturas maiores que 2 metros:

Capacete de segurança

O mais básico e elementar de todos os equipamentos. Deve ser usado não só pelos operários, mas por todos que estejam dentro da área do canteiro de obras, como engenheiros e arquitetos. O capacete você já conhece: protege a cabeça de fortes impactos causados pela queda de materiais, evitando lesões graves e até traumatismo craniano.

Cinto de segurança tipo paraquedista

Para operários que trabalham em andaimes em alturas superiores a 2 metros. Com esse cinto acoplado ao corpo, o trabalhador fica imune a quedas tão comuns e fatais na Construção Civil.

Protetores auditivos

Se para quem passa perto ou mora perto de uma obra o ruído de betoneiras ou britadeiras é bastante incômodo, imagine para quem precisa manusear as máquinas diariamente. O uso de protetores auditivos, tanto do tipo plug quanto o tipo concha, é vital para a manutenção da saúde mental dos trabalhadores, além de evitar a surdez ou eventuais danos ao aparelho auditivo.

Máscaras

As máscaras evitam que os trabalhadores inalem a poeira excessiva gerada de corte de tijolos e outros materiais, além de protegê-los contra a intoxicação por produtos químicos usados em pinturas, além do pó originado do cimento das betoneiras.

Luvas

Amputações infelizmente também são comuns entre os trabalhadores da construção civil. Para proteger as mãos e dedos de cortes com objetos perfurantes, as luvas de raspa são mais recomendadas. Já as luvas de látex, mais frágeis, são apropriadas para o contato com elementos químicos, como cimento e argamassa.

Demais equipamentos

Além deste citados, há uma imensa lista de equipamentos que visa proteger cada uma das partes do corpo, de acordo com as normas técnicas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho. Há também os equipamentos de segurança coletiva, como as plataformas de proteção, que nem sempre são viáveis para obras de menor porte em função das dificuldades técnicas de instalação nas alturas. Já outros EPCs, como os extintores de incêndio e as faixas isolantes não só são bem viáveis, como obrigatórios.

Agora que você já tem uma dimensão da importância das medidas de segurança nos canteiros de obras, conte pra nós a sua experiência com o uso destes equipamentos. Eles já protegeram você ou alguém da sua obra? Deixe o seu comentário!

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.