Engenharia, uma carreira em alta

engenharia-carreira

Engenharia, uma carreira em alta

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Engenharia: carreira em alta

Uma recente pesquisa divulgada pelo site de empregos Adzuna aponta que cada vez mais novos profissionais ingressam na área de Engenharia no Brasil. Uma grata surpresa é a presença cada vez maior de mulheres nos canteiros de obras e escritórios exercendo a profissão. Atualmente, são mais de 200 mil engenheiras civis em atuação no Brasil. As mulheres representam 19,7% dos engenheiros civis do Brasil, enquanto a média mundial é de 12%.

Paralelo a isso, o otimismo com a retomada da economia, e especialmente na construção civil que passou por forte retração nos últimos anos, é um incentivo para que os jovens optem pela carreira. A título de curiosidade, mais de 1,5 milhões de profissionais cadastrados no Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia exercem a Engenharia Civil.

Segundo a mesma pesquisa, um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção (ICST) fechou 2017 em alta, chegando a 77,5 pontos de um total de 100. Outro dado relevante apurado é o Nível de Utilização de Capacidade (NUCI), responsável pela mensuração da mão de obra na construção civil, que atingiu 65,6%, com ociosidade em queda.

A construção civil é um dos setores que mais emprega trabalhadores no Brasil, representando uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB). Após sucessivas quedas nos números de empregos formais nos anos anteriores, as expectativas são de que 2018 seja um ano mais promissor e, com isso, novas oportunidades na Engenharia surjam. Para aproveitá-las, especializações tecnológicas na área são fundamentais.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.