ENERGIA PARA AS ARENAS OLÍMPICAS DA BARRA DA TIJUCA

ENERGIA PARA AS ARENAS OLÍMPICAS DA BARRA DA TIJUCA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

gerador-grupoorguel-1

O Grupo Orguel é o maior fornecedor de energia para a construção das arenas olímpicas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A empresa também forneceu equipamentos para a construção do Centro Principal de Imprensa (MPC) e o Centro Internacional de Transmissões (IBC), que estão localizados dentro do Parque Olímpico do Rio.

A Barra será o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Situada na Zona Oeste da cidade e cercada por lagoas, a região acomoda 15 instalações onde serão realizadas arenas-olimpiadas-0competições de 23 esportes olímpicos: boxe, tênis de mesa, badminton, ciclismo de estrada, levantamento de peso, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ciclismo de pista, atletismo (marcha atlética), saltos ornamentais, polo aquático, natação, nado sincronizado, basquetebol, judô, taekwondo, luta greco-romana, luta estilo livre, handebol, esgrima, golfe e tênis.

Nos Jogos Paralímpicos, a Barra da Tijuca receberá as competições de outros 13 esportes: basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, judô, bocha, voleibol sentado, goalball, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, ciclismo de pista, ciclismo de estrada, natação, tênis de mesa e halterofilismo.

A Vila Olímpica e Paralímpica, o Parque Olímpico da Barra, o Riocentro, o IBC/MPC e a Vila de Mídia da Barra estão todos localizados na Região Barra. As obras estão sob responsabilidade do Consórcio Construtor Parque Rio.

Saiba mais sobre o complexo olímpico da Barra:


CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE 

O Campo Olímpico de Golfe, na região da Barra, está localizado a aproximadamente cinco quilômetros da Vila Olímpica e Paralímpica. Após os Jogos Rio 2016, será aberto ao público e funcionará também como um centro de aprendizagem de golfe, com o objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul.

PONTAL

Imortalizado na música “Do Leme ao Pontal”, na voz de Tim Maia, o Pontal é uma região à beira-mar, na Zona Oeste da cidade, e será o ponto de partida e chegada das provas de contrarrelógio do ciclismo Olímpico, da marcha atlética e do paraciclismo de estrada.

PARQUE OLÍMPICO DA BARRA 

Arena Carioca 1: A Arena Carioca 1 está localizada no Parque Olímpico da Barra para receber as competições de basquetebol dos Jogos Olímpicos, além das disputas Paralímpicas de basquetebol em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas.

Arena Carioca 2: Construída para os Jogos Rio 2016 no núcleo do Parque Olímpico da Barra, a Arena Carioca 2 será a sede das disputas Olímpicas do judô e das lutas greco-romana e estilo livre, além das competições da bocha nos Jogos Paralímpicos.

Arena Carioca 3: A Arena Carioca 3, no núcleo do Parque Olímpico, vai sediar as competições Olímpicas de taekwondo e esgrima, além das disputas do judô Paralímpico.

Essas três arenas ao término dos jogos, serão parte do Centro Olímpico de Treinamento.

gerador-grupoorguel-4

gerador-grupoorguel-3

Velódromo Olímpico do Rio: O Velódromo Olímpico do Rio será sede das provas de ciclismo de pista durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Após os Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT).

Arena do futuro: Instalação temporária, a Arena do Futuro está localizada no núcleo do Parque Olímpico da Barra e será palco das competições de handebol nos Jogos Olímpicos e das partidas do goalball nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Após os Jogos, será desmontada e formará quatro novas escolas públicas municipais.

Arena Olímpica do Rio: Concluída para a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Arena Olímpica do Rio será o palco das três disciplinas Olímpicas da ginástica: artística, rítmica e trampolim. Nos Jogos Paralímpicos, sediará as partidas do basquetebol em cadeira de rodas.

Centro Aquático Maria Lenk: O Centro Aquático Maria Lenk, também construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, será sede dos saltos ornamentais e do nado sincronizado nos Jogos Rio 2016. Após os Jogos, fará parte do Centro Olímpico de Treinamento.

Centro Olímpico de Tênis: Um total de 16 quadras compõe o Centro Olímpico de Tênis. A instalação será palco do tênis nos Jogos Olímpicos e das competições de tênis em cadeira de rodas e de futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos. Após a conclusão dos Jogos Rio 2016, fará parte do Centro Olímpico de Treinamento, deixando um sólido legado para o tênis, além de oferecer ao Brasil uma instalação para a realização de grandes eventos do esporte.

Estádio Aquático Olímpico: Instalação temporária, o Estádio Aquático Olímpico vai receber as competições de natação Olímpica e Paralímpica, além da fase final do polo aquático nos Jogos Olímpicos.

arenas-olimpiadasarenas-olimpiadas-1 arenas-olimpiadas-3 arenas-olimpiadas-4

Fonte: www.rio2016.com

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.