Beleza e eficiência. Conheça a parede que gera energia

parede gera energia

Beleza e eficiência. Conheça a parede que gera energia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

parede gera energia

Imagine um sistema de fachada que seja bonito, verde e que utilize a capacidade natural das plantas para gerar eletricidade? O sistema ainda é mais barato para produzir, autorreparador, autoreplicante, biodegradável e muito mais sustentável que a energia fotovoltaica padrão. Essa é a proposta de Elena Mitrofanova, estudante do IAAC (Institute for Advanced Architecture of Catalonia), em parceria com o bioquímico Paolo Bombelli.

A parede consiste em uma série de “tijolos” modulares ocos de argila, contendo musgos plantados em seu interior. Os responsáveis pela geração da energia são as bactérias simbióticas que vivem no musgo. Quando a planta realiza fotossíntese, alguns dos compostos orgânicos produzidos no processo são liberados através de suas raízes. A bactéria então alimenta-se desses compostos, dividindo-os em uma série de produtos, dentre eles os elétrons livres, que geram energia.

Segundo Elena, o musgo não é a única planta que pode ser utilizada, no entanto, de acordo com ela, o musgo foi escolhido graças à sua leveza, à sua alta tolerância à estiagem e à sua resistência às condições que, geralmente, são encontradas nas áreas urbanas.

O Moss Voltaics, como foi batizado, é um produto simples, planejado para ser uma fachada autossuficiente. O desenho dos “tijolos especiais” teve como foco favorecer o crescimento natural dos musgos e evitar a necessidade de muitas manutenções. Eles são ocos profundos, o que protege a planta da luz direta, e sua parte inferior interna é à prova d’água, enquanto o restante é feito em argila porosa, sem revestimento, permitindo que a argila absorva a água, inclusive da chuva. Com ajuda de um hidrogel, o sistema retém o recurso por um longo período, mantendo o ar em volta desta fachada mais úmido.

De acordo com Elena Mitrofanova, uma parede com dois metros quadrados produz o suficiente para abastecer uma lâmpada de LED. Em quatro metros é possível carregar um celular e, em oito, um laptop. Mais uma boa ideia para gerar energia sustentável para nosso planeta!

Fonte e imagem: Civilização Engenheira

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.