O acesso à energia elétrica é algo essencial e muito importante para nossa sociedade, a falta dela causa danos à saúde, segurança pública, além de muitos transtornos no nosso dia a dia.

Por esse motivo, empresas, construções, locais de mineração, eventos, entre outros, têm a necessidade de ter um gerador à disposição para momentos em que a rede elétrica falhar ou em situações que não permitem o acesso à energia.

Por conta disso, existem vários modelos de geradores, diferenciados pela forma como produzem energia, atendendo às diferenças demandas.

Um gerador para cada necessidade!

No mercado existem diferentes tipos de geradores, para atender a diferentes demandas da sociedade. Seja na construção civil, indústria, empresas, residências ou outras situações, existe um modelo específico que irá lhe atender. Confira os diferentes modelos:

Geradores mecânicos

Esses geradores são os mais encontrados no mercado, produzem energia através de sistemas mecânicos. A variedade de modelos e potências também é muito grande, existem desde geradores portáteis de 1 kva até os industriais que podem chegar a 1500kva ou mais. Sua fonte é muito variada e podem ser menos ou mais poluentes.

Seu funcionamento pode se dar a partir da queima de combustíveis fósseis com o diesel ou gasolina e orgânicos, também podem funcionar a partir de forças externas como água ou vento e de fluidos aquecidos como o vapor, que gera o movimento mecânico necessário para a produção de energia.

Os geradores mecânicos são variados de acordo com o modo como são posicionados no local de destino e suas especificações para cada local e situação em que se encontra. Eles se diferenciam por: Geradores automáticos Geradores ParalelosGeradores Silenciados .

Geradores Químicos

Esse gerador é encontrado em baterias e pilhas, eles convertem a energia gerada a partir de reações químicas em energia elétrica que pode ser utilizada em equipamentos ou aparelhos. Geralmente são ativados através de fatores externos, a ligação entre os polos positivos e negativos é um deles.

Esse modelo utiliza uma forma de armazenamento de energia de valor elevado e não muito conhecida, o que a encarece e a torna impossível de ser usada em equipamentos grandes. Por esse motivo é utilizado em equipamentos e aparelhos menores.

Geradores luminosos

Os geradores luminosos, como o próprio nome diz, são equipamentos que utilizam de luz, irradiação solar, para produzir energia. Utilizam semicondutores – normalmente silício – ou algum material semelhante capaz de captar a luz e transforma-la em energia. Esse modelo é pouco conhecido pelo nome de gerador luminoso, geralmente é chamado de placas de energia solar, ou simplesmente de energia solar.

Atualmente, com a maior preocupação por parte da sociedade com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, esse modelo de energia tem sido muito empregado em residências e empresas.

Pelo material utilizado para a capitação da luz possuir um valor elevado, esse modelo de gerador também possui um alto custo de produção.

Geradores Térmicos

Em certo ponto esse tipo de gerador é muito parecido com os geradores mecânicos. Isso porque, ele também produz energia através da queima de combustíveis, a diferença se dá pela forma que o gerador funciona para gerar a energia.

Nos geradores mecânicos a energia é gerada da seguinte forma: a queima do combustível gera calor e transforma um líquido em vapor fazendo as turbinas se movimentarem, ativando o gerador, já nos geradores térmicos não existe esse processo, o próprio calor já produz a energia. Termoelétricas são um modelo de gerador térmico.

Comprar ou Alugar?

Como pudemos ver, existem vários modelos e utilizações de geradores, cada um atendendo à uma demanda ou situação específica. No momento da escolha de qual deles utilizar, pode surgir a duvida entre locar ou comprar.

Em caso de geradores mecânicos, que são mais utilizados como fonte de energia única ou suplementar é sempre bom ter em mente que eles necessitam de manutenções preventivas e corretivas, além de cuidados constantes, o que pode se tornar um custo alto dependendo do tempo de uso e dos recursos envolvidos com terceiros, além do seu valor de compra que pode variar de R$20.000,00 a R$80.000,00.

Já com a locação, é possível se livrar de custos com serviços suplementares, já que eles ficam por conta da locadora, além da tranquilidade do atendimento full-time, que garante energia ininterrupta. E claro, o cliente define a duração do contrato, assim ele só irá usar o equipamento conforme sua necessidade, não tendo que se preocupar também com o armazenamento do equipamento após o seu uso.

 

A Orguel conta com modelos de geradores para atender de forma personalizada cada cliente e situação, além do atendimento full-time garantindo energia ininterrupta e de qualidade.

Fique por dentro das soluções da Orguel acessando nosso site, ou ainda clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso.