Sistema de Escoramento e Andaime Multidirecional: Grupo Orguel na obra do Centro de Convenções da USP

Foto 1

Entenda o projeto

O Centro de Convenções da Universidade de São Paulo (USP) é um prédio com 36 mil m², composto por três auditórios, com capacidade total de 2.288 assentos e uma sala de projeções com 157 lugares. O Centro possui toda a infraestrutura para sua operação com restaurantes, estacionamentos, além de área de serviços e administração. O empreendimento foi projetado para a realização de seminários e congressos de todos os campi¹ da USP.

1. Plural de campus (área que compreende os edifícios e terrenos de uma universidade.)

Demanda Grupo Orguel

A Companhia recebeu a solicitação para elaborar uma solução composta por Sistema de Escoramento e Andaime Multidirecional, para a construção do Centro de Convenções da USP. Dentro das exigências do cliente, o compromisso de que a obra fosse executada dentro do prazo esperado e com alta produtividade. O projeto do Centro de Convenções diferenciava-se de outras construções devido à sua complexidade e, por esse motivo, o Grupo Orguel foi demandado a elaborar e readequar, com frequência, os projetos técnicos para atender as intercorrências que apareciam ao longo da obra.

A construção do Centro de Convenções da USP envolveu números muito expressivos e a expertise da Companhia em grandes projetos foi um diferencial para o cliente. Em seus mais de 54 anos de atuação no mercado de locação, o Grupo Orguel é especialista em inovar com qualidade e em oferecer soluções ideais para vencer os mais diversos desafios de engenharia.

  • Desafio
  • Solução
  • Responsável

Fornecer uma quantidade expressiva de equipamentos para atender as particularidades de um projeto ousado, com segurança, agilidade e alta performance. Além disso, ter disponibilidade para readequar o projeto original ao longo da obra, à medida que fosse necessário sobrepor algum percalço no caminho.

A construção do Centro de Convenções da USP envolveu uma movimentação atípica de equipamentos do Grupo Orguel e a elaboração de vários projetos que se complementavam ao plano inicial. A Companhia programava a média de três visitas semanais ao canteiro e o acompanhamento constante pelos profissionais das áreas Técnica e de Engenharia.

Tratava-se de uma obra de grandes proporções: pilares, vigas, lajes, vãos e pés direitos gigantescos. Assim, para atender a demanda, foi necessário utilizar tubos para o reescoramento, uma vez que o cliente queria reaproveitar os compensados utilizados para produzir os planos de laje, o que em um processo normal não ocorre.

Em cerca de dois anos e meio, o Grupo Orguel forneceu 800 toneladas de sistema de escoramento e travamento, além de aproximadamente 200 toneladas de andaime multidirecional, que foram utilizados para produção de andaimes diversos.

Moisés ConstantinoA construção do Centro de Convenções da USP é referência em aplicação bem-sucedida do Sistema de Escoramento e do Andaime Multidirecional. O projeto proposto pelo Grupo Orguel ao cliente representou ganho de tempo, segurança e agilidade à obra.

Um dos profissionais envolvidos na concepção, execução e acompanhamento da obra foi o Técnico em Projetos, Moisés Tadeu Constantino. Durante todo o período de locação, Moisés era a referência do Grupo Orguel no cliente. Foram dezenas de visitas técnicas realizadas e muitas horas dedicadas às revisões do projeto e a sua correta aplicação.

"Participar dessa obra foi muito importante para mim. Todas as coisas que se referiam ao Centro de Convenções eram imensas e por isso, dediquei-me de forma intensiva. Lembro-me que muitas vezes foi necessário rever o projeto de escoramento, para atender os requisitos que os engenheiros pediam e em nenhum momento fiquei desmotivado. Pelo contrário, meu ânimo se renovava cada vez mais. Dada a sua complexidade, essa obra é referência em qualquer situação que envolva desafios.

Uma das coisas que aprendi na Companhia foi ouvir o cliente. E isso era fundamental durante a obra. Era preciso estar atento às suas solicitações para que, de forma segura, pudéssemos adaptar o nosso projeto e prosseguir. Felizmente, a obra foi concluída com sucesso e tudo isso somente foi possível, dada a coesão da equipe envolvida."

Moisés Constantino

Outros Cases