
Soluções do Grupo Orguel presentes na construção do novo terminal de passageiros de Viracopos, em Campinas/SP

Entenda o projeto
O Aeroporto Internacional de Viracopos, está localizado em Campinas, interior do estado de São Paulo, a 17 quilômetros de Campinas e cerca de 95 quilômetros do centro de São Paulo. É conhecido como o hub da Azul Linhas Aéreas e da Tam Cargo.
Em virtude do principal aeroporto do país, Guarulhos, estar operando em plena capacidade, e sem perspectivas de ampliação, Viracopos consequentemente tornou-se estratégico no tráfego de passageiros. O aeroporto também é o segundo colocado na movimentação de cargas no país.
Para dar vazão à frequente, e cada vez maior, demanda por serviços em Viracopos, foi necessário realizar a ampliação do terminal de passageiros. O projeto original contemplava a criação de uma área de 178.000 m² no novo terminal, aumento no número de vagas para aeronaves, 28 pontes de embarque e outras melhorias relacionadas ao conforto dos passageiros e à performance empresarial do aeroporto.
Nota 1: Hub (aviação comercial) – designação dada a aeroportos que são os principais centros de operações de voos comerciais.
Demanda Grupo Orguel
Projetar uma solução para a conclusão dos acabamentos das claraboias de vidros laminados no teto do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. A ideia de instalar claraboias de vidros laminados fotovoltaicos é proporcionar iluminação natural ao local, diminuindo, dessa forma, os custos mensais com energia elétrica além de estimular a cultura de sustentabilidade em grandes empreendimentos.
Propor soluções eficazes que vão de encontro às necessidades dos nossos Clientes e com isso ampliar o leque de possibilidades de usabilidade do portfólio do Grupo Orguel é motivador. Quando nenhuma outra opção existente no mercado atenderia o que era demandado no projeto do terminal de passageiros de Viracopos, a expertise e a experiência do Grupo Orguel, fizeram a diferença. O Aeroporto Internacional de Viracopos é mais um empreendimento de destaque no Brasil que leva a assinatura do Grupo Orguel!
- Desafio
- Solução
- Responsável
O cliente ainda não havia conseguido, no mercado, uma opção para realizar o serviço com segurança e agilidade. A montagem de andaimes era inviável, pois o espaço era limitado, e nas bases, as interferências eram bastante complexas. Da mesma forma, a utilização de plataformas aéreas não era recomendada, pois elas não suportariam o peso do maquinário utilizado na instalação.
As opções adotadas para vencer o desafio de acesso no novo terminal foram o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck e o Andaime Multidirecional Mecanflex. Mesmo com todas as características superiores das soluções do Grupo Orguel, foi necessário um planejamento especial, com análises aprofundadas, sucessivos cálculos e várias visitas in loco para mapear todos os riscos envolvidos no serviço.
Até o Grupo Orguel começar a atuar nesse empreendimento, a conclusão da instalação das claraboias estava pendente. Não havia viabilidade do cliente prosseguir com as opções oferecidas pelo mercado que garantissem a segurança dos trabalhadores e a alta performance exigida na operação. Utilizar o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, solução exclusiva do Grupo Orguel no Brasil, associado ao Andaime Multidirecional, foi a forma encontrada para vencer os desafios do local, que possuía grande restrição de acesso. Para isso, foram montadas duas plataformas de 144 m² cada do Sistema além de 240 toneladas de Mecanflex. O serviço foi finalizado em 3 meses.
Nesse período, com várias frentes simultâneas de trabalho, a obra foi monitorada pelo Consultor Fábio Godoy. Mesmo que as soluções utilizadas assegurassem total segurança e produtividade à atividade, era necessário certificar que todos os requisitos de prevenção a risco de acidentes fossem adotados pelos trabalhadores que as utilizavam. Paralelo a esse processo, Godoy acompanhou de perto todas as remessas, o processo de montagem e desmontagem das soluções.
A utilização do Sistema QuikDeck atrelado ao Andaime Multidirecional foi fundamental para o cumprimento do cronograma de entrega do novo terminal. Com a indefinição da conclusão da instalação das claraboias, esse cronograma teria tido novos atrasos, o que implicaria em prejuízos e na necessidade de readequar o projeto, por exemplo.
A agilidade e a alta performance do Sistema QuikDeck foram essenciais para que a entrega do novo terminal acontecesse. De acordo com o Coordenador de Suprimentos de Equipamentos do Aeroporto de Viracopos, Paulo Cezar Larini: “O serviço foi feito de forma satisfatória, dentro do prazo estipulado e o equipamento cumpriu de forma excelente aquilo que foi proposto pelo Grupo Orguel. Ficamos muito satisfeitos!”
Estar atento às possibilidades do mercado, desenvolver soluções que vão de encontro às mais diversas necessidades dos nossos Clientes é uma característica intrínseca do Grupo Orguel. A aplicação do Sistema QuikDeck e do Andaime Multidirecional no Aeroporto de Viracopos para atender as dificuldades de acesso ao teto e realizar o acabamento das claraboias é uma clara demonstração da expertise e experiência da Companhia, adquirida em seus mais de 54 anos. Quem esteve à frente do projeto e foi bastante atuante nessa obra foi o Consultor de Vendas do CO Campinas, Fábio Godoy. Há 17 anos no Grupo Orguel, Godoy acumula experiências em projetos desafiantes. Ele atua na área de Indústria e Infraestrutura e iniciou a sua jornada na Mecan, onde atuou como Assistente Técnico, Projetista e Coordenador de Projetos.
Fábio já realizou palestras sobre andaimes, escoramentos, segurança do trabalho e muitos outros temas, relacionados ao portfólio da Companhia. Ele também colaborou na implantação e treinamento dos profissionais da área de projetos de algumas unidades do Grupo Orguel.
"Estive bastante presente nessa obra. Foram várias frentes simultâneas de trabalho, pois era necessário entregar o Aeroporto e cumprir fielmente o cronograma de ação. Durante o andamento da obra, com nossa proximidade aliada ao suporte imediato, foi possível construir uma sólida parceria com o Cliente, o que foi fundamental para aumentar nosso volume de soluções no empreendimento. Essa confiança conquistada, fortaleceu a marca da Companhia junto ao Cliente, além de demonstrar nossa capacidade e potencial de atendimento.
Nessa experiência, aprendi que diante das dificuldades extremas, é possível reinventar-se e ainda criar novas oportunidades. Sou apaixonado por projetos difíceis, complicados e impossíveis. Se alguém me disser que não dá para fazer, sinto-me ainda mais motivado para provar o contrário.
Tenho muito orgulho em prestar aos Clientes do Grupo Orguel um atendimento ímpar. Com toda a certeza, o conhecimento que adquiri na Companhia repercute no sucesso dos empreendimentos em que estamos presentes."
Fábio Godoy