Soluções do Grupo Orguel presentes na construção do novo terminal de passageiros de Viracopos, em Campinas/SP

Entenda o projeto

O Aeroporto Internacional de Viracopos, está localizado em Campinas, interior do estado de São Paulo, a 17 quilômetros de Campinas e cerca de 95 quilômetros do centro de São Paulo. É conhecido como o hub da Azul Linhas Aéreas e da Tam Cargo.

Em virtude do principal aeroporto do país, Guarulhos, estar operando em plena capacidade, e sem perspectivas de ampliação, Viracopos consequentemente tornou-se estratégico no tráfego de passageiros. O aeroporto também é o segundo colocado na movimentação de cargas no país.

Para dar vazão à frequente, e cada vez maior, demanda por serviços em Viracopos, foi necessário realizar a ampliação do terminal de passageiros.  O projeto original contemplava a criação de uma área de 178.000 m² no novo terminal, aumento no número de vagas para aeronaves, 28 pontes de embarque e outras melhorias relacionadas ao conforto dos passageiros e à performance empresarial do aeroporto.

Nota 1: Hub (aviação comercial) – designação dada a aeroportos que são os principais centros de operações de voos comerciais.

Demanda Grupo Orguel

Projetar uma solução para a conclusão dos acabamentos das claraboias de vidros laminados no teto do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. A ideia de instalar claraboias de vidros laminados fotovoltaicos é proporcionar iluminação natural ao local, diminuindo, dessa forma, os custos mensais com energia elétrica além de estimular a cultura de sustentabilidade em grandes empreendimentos.

Propor soluções eficazes que vão de encontro às necessidades dos nossos Clientes e com isso ampliar o leque de possibilidades de usabilidade do portfólio do Grupo Orguel é motivador. Quando nenhuma outra opção existente no mercado atenderia o que era demandado no projeto do terminal de passageiros de Viracopos, a expertise e a experiência do Grupo Orguel, fizeram a diferença. O Aeroporto Internacional de Viracopos é mais um empreendimento de destaque no Brasil que leva a assinatura do Grupo Orguel!

  • Desafio
  • Solução
  • Responsável

O cliente ainda não havia conseguido, no mercado, uma opção para realizar o serviço com segurança e agilidade. A montagem de andaimes era inviável, pois o espaço era limitado, e nas bases, as interferências eram bastante complexas. Da mesma forma, a utilização de plataformas aéreas não era recomendada, pois elas não suportariam o peso do maquinário utilizado na instalação.

As opções adotadas para vencer o desafio de acesso no novo terminal foram o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck e o Andaime Multidirecional Mecanflex. Mesmo com todas as características superiores das soluções do Grupo Orguel, foi necessário um planejamento especial, com análises aprofundadas, sucessivos cálculos e várias visitas in loco para mapear todos os riscos envolvidos no serviço.

Até o Grupo Orguel começar a atuar nesse empreendimento, a conclusão da instalação das claraboias estava pendente. Não havia viabilidade do cliente prosseguir com as opções oferecidas pelo mercado que garantissem a segurança dos trabalhadores e a alta performance exigida na operação. Utilizar o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, solução exclusiva do Grupo Orguel no Brasil, associado ao Andaime Multidirecional, foi a forma encontrada para vencer os desafios do local, que possuía grande restrição de acesso. Para isso, foram montadas duas plataformas de 144 m² cada do Sistema além de 240 toneladas de Mecanflex.  O serviço foi finalizado em 3 meses.

Nesse período, com várias frentes simultâneas de trabalho, a obra foi monitorada pelo Consultor Fábio Godoy.  Mesmo que as soluções utilizadas assegurassem total segurança e produtividade à atividade, era necessário certificar que todos os requisitos de prevenção a risco de acidentes fossem adotados pelos trabalhadores que as utilizavam.  Paralelo a esse processo, Godoy acompanhou de perto todas as remessas, o processo de montagem e desmontagem das soluções.

A utilização do Sistema QuikDeck atrelado ao Andaime Multidirecional foi fundamental para o cumprimento do cronograma de entrega do novo terminal. Com a indefinição da conclusão da instalação das claraboias, esse cronograma teria tido novos atrasos, o que implicaria em prejuízos e na necessidade de readequar o projeto, por exemplo.

A agilidade e a alta performance do Sistema QuikDeck foram essenciais para que a entrega do novo terminal acontecesse.  De acordo com o Coordenador de Suprimentos de Equipamentos do Aeroporto de Viracopos, Paulo Cezar Larini: “O serviço foi feito de forma satisfatória, dentro do prazo estipulado e o equipamento cumpriu de forma excelente aquilo que foi proposto pelo Grupo Orguel. Ficamos muito satisfeitos!”

fabio-godoy

Estar atento às possibilidades do mercado, desenvolver soluções que vão de encontro às mais diversas necessidades dos nossos Clientes é uma característica intrínseca do Grupo Orguel. A aplicação do Sistema QuikDeck e do Andaime Multidirecional no Aeroporto de Viracopos para atender as dificuldades de acesso ao teto e realizar o acabamento das claraboias é uma clara demonstração da expertise e experiência da Companhia, adquirida em seus mais de 54 anos. Quem esteve à frente do projeto e foi bastante atuante nessa obra foi o Consultor de Vendas do CO Campinas, Fábio Godoy. Há 17 anos no Grupo Orguel, Godoy acumula experiências em projetos desafiantes. Ele atua na área de Indústria e Infraestrutura e iniciou a sua jornada na Mecan, onde atuou como Assistente Técnico, Projetista e Coordenador de Projetos.

Fábio já realizou palestras sobre andaimes, escoramentos, segurança do trabalho e muitos outros temas, relacionados ao portfólio da Companhia. Ele também colaborou na implantação e treinamento dos profissionais da área de projetos de algumas unidades do Grupo Orguel.

"Estive bastante presente nessa obra. Foram várias frentes simultâneas de trabalho, pois era necessário entregar o Aeroporto e cumprir fielmente o cronograma de ação. Durante o andamento da obra, com nossa proximidade aliada ao suporte imediato, foi possível construir uma sólida parceria com o Cliente, o que foi fundamental para aumentar nosso volume de soluções no empreendimento. Essa confiança conquistada, fortaleceu a marca da Companhia junto ao Cliente, além de demonstrar nossa capacidade e potencial de atendimento.

Nessa experiência, aprendi que diante das dificuldades extremas, é possível reinventar-se e ainda criar novas oportunidades. Sou apaixonado por projetos difíceis, complicados e impossíveis. Se alguém me disser que não dá para fazer, sinto-me ainda mais motivado para provar o contrário.

Tenho muito orgulho em prestar aos Clientes do Grupo Orguel um atendimento ímpar. Com toda a certeza, o conhecimento que adquiri na Companhia repercute no sucesso dos empreendimentos em que estamos presentes."

Fábio Godoy

Outros Cases