Graute: O que é e para que serve?

graute sendo utilizado em obra

Graute: O que é e para que serve?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

Você já ouviu falar em graute na construção civil? O Graute é um tipo específico de concreto ou argamassa de alta resistencia usado para preencher espaços vazios de blocos e canaletas, com o objetivo de aumentar a capacidade portante. Sua consistência mais fluida permite atingir uma alta resistência e expansão controlada, o que o torna um produto altamente indicado para o preenchimento de alvenaria estrutural, cintas, vergas e contravergas, reparos localizados em pisos de concreto, fixação de bases de equipamentos e máquinas de pequeno porte, chumbamento de placas e portões. Além disso, o material é muito utilizado pelos nossos clientes de fôrmas para o preenchimento de pilares e canaletas.

 

O graute é formado por uma combinação de aglomerantes – que inclui cimento Portland ou resina epóxi numa quantidade até seis vezes superior à do concreto comum –, além de aditivos, fibras sintéticas, água, cal e agregados. Normalmente ele é aplicado em locais onde a argamassa e o concreto comum não apresentam resultado satisfatório– tanto de obras novas quanto de recuperação estrutural. Sua complexidade, porém, exige um maior cuidado no uso, sendo necessária a avaliação de um calculista para verificar a compatibilidade da resistência do graute em relação à resistência final desejada.

graute-obra2

Vantagens na Utilização do Graute

 

Existem muitas vantagens na utilização de graute na construção civil, entre elas pode-se destacar o menor prazo de execução em relação a um concreto comum modificado com aditivo superplastificante (concreto fluido); o baixo consumo de água; maior facilidade para preencher vazios e cavidades, sem deixar vazios ou bolsões de ar; e maior proteção contra corrosão, devido à baixa permeabilidade. Por esses motivos a utilização de grautes e outros substitutos do concreto vem se destacando.

 

Mas, atenção, para que uma argamassa ou concreto sejam considerados um graute, é necessário que ele apresente algumas características. Confira abaixo:

  • O material deve apresentar consistência fluida, dispensando o adensamento;
  • Precisa atingir altas resistências iniciais e finais;
  • Deve apresentar expansão controlada.

Fonte: AeC Web / Geofoco

 

Soluções Orguel – Fôrma Ideal

Desenvolvida para atender a necessidade do mercado nacional e internacional, é utilizada em obras de pequeno e grande porte na execução de blocos de fundação, paredes, muros, reservatórios e galerias e qualquer outra estrutura em concreto armado. Versátil, a fôrma ideal pode ser utilizada tanto manualmente quanto por guindastes e gruas. Sua fixação é feita por conectores ajustáveis que alinham automaticamente os painéis, sem a necessidade de perfis metálicos.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.