Segurança da obra em períodos noturnos

Torre de Iluminação - Confins

Segurança da obra em períodos noturnos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Histórias de assalto a obras são comuns na construção civil. No período noturno, os depósitos ficam mais vulneráveis e, com a equipe reduzida, a ação dos bandidos é facilitada. Para resguardar a segurança do trabalhador e também do patrimônio da empresa, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

A iluminação dos estoques e das vias deve ser mantida em todas as fases da obra. Caso não haja rede elétrica da concessionária responsável ou para evitar a execução de infraestrutura de postes e cabos de energia, as torres de iluminação são uma excelente alternativa. Elas são portáteis e possuem quatro lâmpadas com focos independentes, que podem ser direcionadas conforme a necessidade. As soluções podem iluminar áreas internas, como galpões e oficinas, e também guaritas, estradas, rotatórias e cruzamentos.

As torres de iluminação são montadas sobre rodas, o que permite acompanhar o andamento da obra sem grandes trabalhos de montagem e desmontagem. Os equipamentos proporcionam uma excelente iluminação a longas distâncias por sua elevação de até 10 metros de altura, além de possuírem cabine de proteção contra intempéries.

Na Orguel, além da locação das torres de iluminação, os clientes também contam geradores de energia para vencer desafios como esses.

Sinalização

A sinalização da obra é outro ponto importante para garantir a segurança de pedestres e a passagem de veículos. Os equipamentos reflexivos e luzes de advertência devem ser usados para delinear caminhos e alertar sobre obstáculos de forma apropriada.

Abaixo, selecionamos alguns pontos importantes que devem ser observados na sinalização das obras. De uma forma geral, ela deve sempre:

  • ser instalada antes do início da intervenção nas vias;
  • ser colocada sempre de forma a favorecer a sua visualização;
  • estar limpa e em bom estado;
  • manter inalteradas formas e cores tanto no período diurno quanto noturno;
  • apresentar dimensões e elementos gráficos padronizados;
  • ser implantada de acordo com critérios uniformes e de forma a induzir o correto comportamento do usuário;
  • ser totalmente retirada quando a obra ou etapa a que ela se refere for concluída.

Essas são apenas algumas dicas. Para garantir a segurança dos colaboradores e evitar prejuízos na obra, esteja atento às normas de segurança.

A Orguel é há mais de 50 anos, especialista no desenvolvimento de soluções de engenharia para os clientes da indústria, infraestrutura, edificação e mineração. Clique aqui e solicite um orçamento.

 

Editado no dia 31/08/2021

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.