Sacos de cimento tornam-se matéria-prima para artista brasileiro

ecomarmore-alexandre-toscano

Sacos de cimento tornam-se matéria-prima para artista brasileiro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

ecomarmore-alexandre-toscano

Sacos de cimento, um dos principais resíduos da construção civil, virou matéria-prima para obras de arte. O artista plástico Alexandre Toscano, do projeto Ecomármore, utiliza o material para construir móveis e objetos de decoração ecológicos.

A ideia surgiu há alguns anos, quando Toscano percebeu o grande problema do descarte dos sacos nas construções. Depois de muito estudo para aprimorar a técnica, o profissional criou uma espécie de pasta, que impressiona pela resistência e rigidez, ótima para ser aplicada na movelaria.

Como sempre se encantou por conceitos de sustentabilidade, o artista começou a pensar em técnicas para usar o material. Foram várias tentativas, triturando e misturando materiais. No início, as placas de Ecomármore eram pesadas, mas hoje elas são muito mais leves e tornaram-se uma possibilidade real para a destinação dos sacos de cimento vazios. ecomarmore-alexandre-toscano

Na preparação do material para a construção das peças, é usada uma quantidade significativa de sacos de cimento, mas também são adicionados outros materiais e resíduos, tanto para a massa quanto para o acabamento artístico das peças, como caixas de tetra pack, rolhas, pinhas e tampinhas de garrafa. Já a estrutura de ferro ou madeira de reflorestamento é feita por pequenos produtores locais.

Atualmente há fabricação em larga escala de mesas, biombos, aparadores, bancos, prateleiras e outros móveis e objetos de decoração. Ainda assim, Toscano continua investindo em estudos para melhoria dessa matéria-prima, em parceria com outros profissionais.

O projeto, que conta com a parceria do Senai Design, está fazendo tanto sucesso que os móveis fabricados pelo artista já foram até expostos em mostras de design, de movelaria e decoração, incluindo a exposição Rio+Design.

Fonte e imagens: Vem da Serra

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.