Fachada ventilada oferece conforto térmico

Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão - Foto Jomar Bragança

Fachada ventilada oferece conforto térmico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

COLÉGIO ROBERTO HERBSTER GUSMÃO - Foto Jomar Bragança

Um extenso pórtico em curva chama a atenção de quem passa pelo Colégio Roberto Herbster Gusmão, em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais. Uma fachada ventilada, composta por painéis de concreto presos a uma subestrutura de alumínio formou uma unidade arquitetônica que contribuiu para o conforto térmico graças à circulação contínua de ar entre os painéis e o substrato de alumínio.

Desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Penna, o projeto da segunda escola da Fundação Zerrenner no país ganhou forma a partir de estruturas metálicas e placas de revestimento mineral. Para evitar problemas que pudessem surgir em decorrência de infiltrações, o substrato de blocos cerâmicos foi impermeabilizado e também pontualmente reforçado para a colocação das ancoragens. Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão - foto Felipe Alcântara

Penna queria um edifício de presença marcante, que chamasse a atenção na região. Com 1,80 m de comprimento e 0,60 m de altura, os painéis, confeccionados sob medida para a fachada curva do colégio, foram fabricados por moldagem com uma capa superficial de resinas termoestáveis que protegem o componente da degradação causada pelos raios UV e outros agentes climáticos. O desenho curvo é determinado pela subestrutura auxiliar metálica de perfis de alumínio sobre a qual se instalam os painéis planos de concreto polímero.

Além da estética, conforto térmico, rapidez na execução e facilidade na manutenção, outras razões que levaram Penna a optar pela fachada ventilada, ao invés da aderida, foram a sua durabilidade, que é maior, e o desempenho final da edificação. Segundo ele, na fachada ventilada, o colchão de ar promove o isolamento térmico, facilita a manutenção e a fixação das placas que, além disso, não correm o risco de se soltar com o tempo.

Gustavo Penna

Gustavo Penna  é arquiteto, urbanista, graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1973. No mesmo ano de sua formatura, Gustavo constituiu seu escritório que recebe seu nome, Gustavo Penna Arquiteto & Associados, instalado em um casarão centenário no centro da capital mineira, Belo Horizonte.

De seu escritório surgem grandes e importantes projetos, como a reforma do estádio Mineirão para a Copa do Mundo de 2014, o Monumento à Liberdade de Imprensa, em Brasília, as sedes da Rede Bandeirantes em Belo Horizonte e São Paulo, o prédio da Rede Globo Minas, o Expominas, o Museu de Congonhas, a sede da Escola Guignard, além de vários projetos residenciais.

Penna também realizou obras de cunho urbanístico, como a intervenção na orla da Lagoa da Pampulha e na área da Praça Sete. Neste ano, o arquiteto tomou posse como novo membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer. Criada em 1988, a fundação atua como centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, do urbanismo, do design e das artes plásticas. Também em 2016 foi um dos agraciados com o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais.

 

Fonte: Portal Téchne.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.