Como instalar ladrilhos hidráulicos

Como instalar ladrilhos hidráulicos

Como instalar ladrilhos hidráulicos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

Os ladrilhos hidráulicos voltaram a ser tendência e com isso, estão sendo cada vez mais solicitados nas obras. A partir da escolha do molde, é possível criar as mais diversas cores e padrões: borda, tapetes, contínuos, florais, patchwork e acabamento de rodapé.

Os produtos levam o nome de ladrilho hidráulico porque passam cerca de oito horas debaixo d’água para a cura. A espessura das peças varia de 2 cm a 3 cm e o tamanho padrão é de 20 cm x 20 cm, com resistência à tração na flexão de até 5 MPa.

Por serem produzidos um a um, os ladrilhos são vendidos sob encomenda e é preciso ter cuidado extra em sua na armazenagem e assentamento: as peças devem ser guardadas sobre páletes, face a face, e serem assentadas no estágio final da obra, para evitar que se sujem ou quebrem devido à porosidade do ladrilho.

Os ladrilhos possuem alta durabilidade, desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante. As normas técnicas dos ladrilhos são: NBR 9457 – Ladrilho Hidráulico; NBR 9459 – Ladrilho Hidráulico – Formatos e Dimensões; NBR 9458/86 – Assentamento de Ladrilho Hidráulico.

Passo a passo

  • Materiais necessários: Desempenadeira lisa de aço, desempenadeira dentada de aço, caixa de massa, trincha, régua de alumínio de 1 m, rolo de pintura (lã ou pelo curto), nível, máscara, pano, óculos de segurança e luvas.
  • Materiais para acabamento: Impermeabilizante (ideal para acabamento brilhante), cera líquida (ideal para acabamento fosco) resina oleofugante ou hidrofugante (ideal para proteção sem alterar a característica dos ladrilhos) e argamassa.

Antes de começar, certifique-se que o local da instalação esteja seco, limpo, liso e nivelado. Prepare a argamassa conforme as orientações constantes na embalagem.

  • Passo 1: Aplique uma camada de aproximadamente 5 mm de argamassa em uma área de 1 m². Em seguida, com a desempenadeira dentada, raspe o local, criando sulcos profundos e retirando o excesso de produto.
  • Passo 2: Começando pelo canto superior, posicione o 1° ladrilho na argamassa e pressione suavemente para não trincar. (Nunca bata com martelo, inclusive de borracha). Caso haja respingos ou sobras, limpe imediatamente com esponja umedecida em água ou pano limpo para evitar que a argamassa seque e manche a peça. Se isso acontecer, será necessário passar levemente lixa d’água nº 100.
  • Passo 3: Repita o processo com as demais peças, mantendo uma junção de 2 mm (junta seca) entre elas. Sempre certifique-se de que estejam niveladas. Espere cerca de 12 horas para a argamassa secar e garantir a fixação.
  • Passo 4: Com a trincha seca, remova suavemente a poeira, evitando arranhar o ladrilho.
  • Passo 5: Com o rolo de pintura de lã ou pelo curto, passe 3 demãos de resina (que pode ser cera ou impermeabilizante) de acordo com o acabamento desejado, a cada 8 horas, seguindo a lógica: 1ª demão no sentido horizontal, 2ª demão no sentido vertical, 3ª demão no sentido horizontal. Espere a resina (cera ou impermeabilizante) secar por 12 horas antes de liberar o espaço.

Manutenção

Para a limpeza diária, use água e sabão neutro. Nunca utilize ácidos para remoção de sujeiras. Para um melhor acabamento, utilize cera líquida de 15 em 15 dias ou quando os ladrilhos estiverem perdendo o brilho.

Fonte: Equipe de Obra Pini

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.