5 DICAS DE COMUNICAÇÃO COM A VIZINHANÇA

5 DICAS DE COMUNICAÇÃO COM A VIZINHANÇA

5 DICAS DE COMUNICAÇÃO COM A VIZINHANÇA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

5 DICAS DE COMUNICAÇÃO COM A VIZINHANÇA

Toda obra traz consigo alguns transtornos. É como se diz: “Não se faz omelete sem quebrar alguns ovos”. Para que se tenha um benefício maior no futuro, muitas vezes é preciso levantar poeira, fazer barulho, bagunçar um pouco a rotina. Isso vale não só para grandes obras de infraestrutura urbana, mas também para a construção de pequenos edifícios comerciais ou residenciais.

O apoio da comunidade é um fator importante para o bom andamento de qualquer projeto. E, para que a obra reflita positivamente na imagem da empresa, é preciso colocar os vizinhos no planejamento de comunicação. Essa é, sem dúvida, uma das premissas da sustentabilidade empresarial, que vai contribuir diretamente para a construção de uma boa reputação corporativa.
Veja abaixo algumas dicas de relacionamento com a comunidade, que podem fazer toda a diferença no seu negócio:

  1. Antes de iniciar as obras, tente conhecer a comunidade do entorno e faça um mapeamento dos stakeholders. Existe alguma associação de moradores na região? Algum pároco ou vereador influente? Quem são os vizinhos mais próximos? Quem serão as pessoas mais impactadas?
  2. Comunique à comunidade em primeira mão sobre a sua chegada e seus objetivos. Deixe um canal aberto para que a empresa seja acionada em caso de qualquer problema. Dessa forma, você evita que os vizinhos recorram a outros meios (como a imprensa ou até a polícia) para resolver as situações de conflito.
  3. Seja transparente. Se possível, organize reuniões abertas para que as pessoas possam tirar dúvidas e dar feedbacks.
  4. No caso de obras de maior porte, é importante estudar um meio de comunicação eficiente para informar sobre o andamento do projeto. Há diversas opções como: reuniões presenciais, cartazes, jornais informativos, hotsites etc.
  5. Contrate um profissional especializado para conduzir a comunicação com a comunidade. Ele saberá como agir e também ajudará no gerenciamento de eventuais crises.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.