15 EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS EM UM CANTEIRO DE OBRAS

15 EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS EM UM CANTEIRO DE OBRAS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

898190a447f9a95cf0d1f498bf06871b

Cada obra tem necessidades específicas, que demandam a locação de equipamentos diferenciados para vencer os mais diversos desafios. Há, porém, algumas ferramentas que são indispensáveis em qualquer canteiro de obras. Veja abaixo quais são elas e as suas funcionalidades:

  1. Alicates: amplamente utilizadas pelos profissionais no canteiro de obras, eles se dividem nas seguintes categorias: alicate universal, alicate de pressão, alicate de corte frontal, alicate de corte diagonal e alicate de bico meia cana.
  1. Arcos de serra: utilizados para o corte de materiais como aço, ferros, madeiras, plásticos e outros. Se dividem em arco de serra regulável e arco de serra fixo.
  1. Betoneiras: tem a função de misturar concreto e argamassa na obra. Existem modelos a diesel e elétricas (220V e 380V), com capacidades de 150, 250, 400 e 600 litros. As de 600 litros podem ter carregador de agregados.
  1. Bomba submersa: tem a função de drenar a água de fundos de valas, poços, fundos de elevadores, entre outros.
  1. Chaves: amplamente utilizadas em apertos, são úteis em muitas atividades da construção civil. Dividem-se em chave ajustável, chave combinada, chave de fenda, chave estrela, chave inglesa e chave Phillips.
  1. Compressor de ar: tem a função de calibrar os pneus das máquinas na obra, soprar pista para aplicação de CAUQ (asfalto), soprar peças que serão concretadas como lajes, vigas, tabuleiros de pontes, etc.
  1. Discos de corte: utilizadas no corte de muitos materiais, como cerâmica e aço.
  1. Esmerilhadeiras: usadas  para esmerilhar, aparar ou cortar rebarbas de superfícies diversas.
  1. Extensão elétrica: leva energia do quadro de distribuição até o local em que serão utilizadas as ferramentas elétricas.
  1. Furadeiras: usadas para várias funções, dependendo do seu modelo. Dividem-se em furadeiras de bancada, furadeira de impacto e parafusadeiras.
  1. Lixadeiras: utilizadas para rebarbação e acabamentos. Dividem-se em lixadeira para concreto, lixadeira orbital, lixadeira de palma, lixadeira de cinta e lixadeira combinada.
  1. Martelos: versátil e de fácil manuseio, podem ser tradicionais ou mais modernos, como o martelo demolidor e martelo rompedor.
  1. Picaretas: utilizadas em atividades que necessitem de escavação, as picaretas se dividem em picareta estreita e picareta chibanca.
  1. Serras: utilizadas para cortar tábuas, madeirites, entre outros materiais. Se dividem em  serras circulares, serras de esquadria, serras de fitas, serra de sabre e serras tico-tico.
  1. Talhadeiras: utilizadas para a realização de abertura em paredes para a passagem de canos de PVC, conduites ou mesmo retirada de excesso de massa.

Confira este senhor de 86 anos partindo essa rocha gigante através uma técnica milenar:

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.